Namastê

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Quem Somos

MANJERICÃO
Peso líquido : 10g
Nome científico : Ocimum basilicum
Orégano - Origanum Vulgare
                                       
Historia :
Seu nome científico provavelmente provém do basilisk: uma criatura de olhar penetrante e fatal, meio lagarto, meio dragão, da mitologia grega. As folha do manjericão era tida, na lenda, como o antídoto para o olhar, o bafo ou mesmo a mordida do terrível monstro. Por isso nasceu a fama do manjericão como antídoto para mordidas dos mais variados animais venenosos.

No Egito Antigo era usado no embalsamamento e preservação das múmias.

Na Índia, o manjericão é consagrado ao deus Vishnu, cuja esposa Tulasi teria vindo à Terra na forma da planta. Por isso, em algumas regiões o manjericão é intocável para os Hindus.

Na antiga Grécia, era conhecido como basilikon phuton, ou erva real, magnificente. E também erva do luto.

Ainda na Grécia, acreditava-se que para produzir um manjericão mais vigoroso e forte, era útil  rogar pragas para as  sementes durante a semeadura. Daí a expressão francesa “semer le basilic”, até hoje usada para se referir a quem costuma caluniar ou difamar os outros.

Símbolo de ódio na Roma Antiga, converteu-se, posteriormente, na mesma Itália, era considerada a erva dos namorados, símbolo de amor, onde era costume as jovens donzelas usarem um ramo de manjericão à orelha como sinal do seu desejo de noivar. Os italianos do sul, conservam a tradição que ao oferecer um vaso com Manjericão a uma rapariga equivale a pedi-la em casamento.

O Manjericão é a planta mais popular das festas de S. João, no Porto de S. António em Lisboa.

É uma importante erva de sabor aromático, suave e levemente picante é o complemento ideal para tudo que leva cebolas, oréganos, alho ou azeite. Nada, por outro lado, combina melhor com tomates que o manjericão, sua “alma gêmea” culinária. Do pesto ao molho de spaghetti, da pizza às mais variadas sobremesas, passando por carnes, ovos e sanduíches.

NOSSA SAUDAÇÃO AO ELEMENTAR DO MANJERICÃO :

Olhar você já nos dá água na boca, lembra-nos uma boa massa ao molho, seu cheiro já nos lembra o encontro com nossa família e com os amigos.
Reverenciamos então o Deus em ti,  porque  nos traz a idéia de nos reunirmos, nos encontrar-mos uns com os outros e reviver nosso bom paladar.