Namastê

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Quem Somos
 

TOMILHO
Apresentação : Vidro dosador de tempero 
Peso líquido : 10g
Nome científico : Thymus vulgaris
Nome científico :Manjericão - Foenimculum vulgari

Histórico:
Dizem que seu nome botânico, Thymus, vem do grego "Thymon", que significa fumigação, e deriva do fato de que era utilizada para perfumar os templos.

Na Roma imperial simbolizava o valor, tanto que os soldados romanos acrescentavam-na à água do banho para adquirir coragem. Durante a Idade Média, fazia parte do ramalhete de ervas, usado pelos  nobres como preventivo das pestes, epidemias e enfermidades contagiosas em geral, nesta mesma época damas européias ofereciam ramos de tomilho bordados aos seus cavaleiros andantes.. No séc. XVII entrava, juntamente com cerveja, na preparação de uma sopa tida como muito eficaz contra a timidez.

Os egípcios utilizavam o tomilho como ingrediente das substâncias para embalsamar múmias. Ainda no Egito, as essências aromáticas já serviam como uma espécie de desodorante feito a base de mirra, incenso, alecrim e tomilho.

No paganismo, a planta foi dedicada à deusa Freia e mais tarde, na época cristã, à Maria. Esta planta tinha por costume facilitar as regras menstruais conferindo ainda a castidade, do planeta Vênus e dos elementos ar e água, contam as lendas que esta planta possui poderes mágicos para serem usadas no amor...

NOSSA SAUDAÇÃO AO ELEMENTAR DO TOMILHO

Coragem pequena folha, é seu cajado, mostra-se no sabor e cheiro marcante que exalas, de tímida só tens a lembrança em teu nome e no teu formato, mas em teu ser exala coragem e força.
Reverenciamos então o Deus em ti, na tua coragem,  em enfrentar medos e timidez, nos trazendo a lembrança de tua imagem se contrapondo à tua força do teu ser.